Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia Da Consciência Negra (20 de novembro)




Foram muitos anos de luta, de sofrimento e sacrifícios. Retirados a força de sua pátria, transportados em navios em péssimas condições, adoecendo, morrendo, apanhando. Isso não era vida, nem pra um animal.
Assim foi a vida de muitos negros africanos, julgados pela cor da sua pele como escória da humanidade. Os brancos queriam moldar os negros a sua maneira tentando destituí-los de sua cultura e de seus costumes. Queriam fazê-los entender que eles não eram nada, que foram destinados a viver assim, destinados por quem? por um deus que eles não conheciam. Assim também faziam com os índios. Depois de muitos anos nesse destino miserável, alguém lhes deu liberdade, mas esta mesma liberdade era totalmente reduzida. Os negros africanos misturaram-se às muitas nações. E essa mesma mistura deu origem ao povo brasileiro, como também a outros povos espalhados pelo mundo. Eles não foram trazidos apenas ao Brasil, mas foram também sequestrados para outros países, da Europa, ou países que os europeus exploravam mundo a fora.
Nascer negro era sentença de sofrimento, rejeição, de muito trabalho pesado sem nenhum reconhecimento, sentença de morte.
O tempo passou e aos poucos o negro foi sendo inserido na sociedade, mas o preconceito não morreu. A cor da pele é só um detalhe, o que vale é o caráter. Mas infelizmente muita gente demorou pra enxergar isso.
E o negro continuou sofrendo, profissionalmente, muitas empresas não empregavam negros. Escolas, faculdades não convocavam negros pra estudar. Famílias não queriam que seus filhos(as) casassem com negros(as). Enfim, não eram escravizados, mas rejeitados, excluídos, o que também é muito grave.
Hoje, temos algumas leis pra reprimir este absurdo, que é levar preconceito por causa de uma cor e é mais absurdo ainda existir pessoas em pleno século XXI, com tantas tecnologias avançadas, um mundo tão moderno, se fala tanto em inclusão social, algumas  pessoas que se dizem "brancas"(é mesmo absurdo!) exercendo preconceito racial.
Diga não ao preconceito racial!!! Viva os negros!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário