Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Profissão: Biomedicina

Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.
A Biomedicina é uma das mais novas profissões da área de saúde, ela dedica-se ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, aos mecanismos causais das doenças, aos métodos de investigação científica e de análise complementar de diagnóstico, à análise química e microbiológica do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Em outras palavras, a biomedicina investiga as doenças humanas, suas causas e a formas de combatê-las.
O curso de ciências biológicas – modalidade médica (antigo nome da biomedicina) foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina. A regulamentação da profissão ocorreu no final da década de 70. E no final da década de 80 surgiram os Conselhos Federais e Regionais de Biomedicina. A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (Resolução no. 287 de 08/10/1998 do Conselho Nacional de Saúde CNS). O objetivo inicial suprir a carência de professores especializados na área de saúde e também formar cientistas em potencial, ou seja, indivíduos que tenham familiaridade com a metodologia científica e que possam desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica. O Brasil ainda tem uma grande demanda de desenvolvimento cientifico, logo é extremamente necessário aumentar o contingente de cientistas.
A biomedicina envolve, basicamente, três segmentos: a pesquisa – tanto empírica como aplicada á melhoria da qualidade de vida, o ensino e a docência – especialmente no ensino superior e o diagnóstico – nas suas mais diversas formas, como o laboratorial, o genético, o por imagem entre outros.

Principais Áreas de Atuação de um Biomédico:

O Biomédico, o profissional de Biomedicina, deve ter como principais características a curiosidade e liderança, em geral estes profissionais atuando como pesquisadores da área médica, como especialistas em exame clínico ou então como professores em faculdades de Medicina, Biologia ou Nutrição.
Entre as diversas áreas que os profissionais de Biomedicina podem atuar temos:
  • Biomédico Especialista em Análises Clínicas: O Biomédico que se especializa em Análises Clínicas, ou Biomédico Analista Clínico, atua principalmente em grandes laboratórios e hospitais coordenando e liderando equipes na realização de exames diversos, auxiliando desta maneira médicos e cirurgiões com informações vitais dos pacientes. Os biomédicos Analistas Clínicos também podem atuar em clínicas de exame de DNA, orientando, coordenando e se responsabilizando para que os exames de paternidade tenham a maior precisão possível.
  • Biomédico Especialista em Análises Ambientais: O Biomédico especializado em Análises Ambientes, ou Biomédico Analista Ambiental, tem como principal função realizar pesquisas e análises no ambiente, detectando poluição, pesquisando novas substâncias e realizando análises gerais relacionadas a biomedicina no ambiente natural.
  • Biomédico Pesquisador Industrial: O Biomédico pesquisador, usa o conhecimento multidisciplinar da biomedicina para auxilar farmacêuticos, químicos e outros cientistas que trabalham na indústria a desenvolver medicamentos, vacinas, soros e antidotos.
  • Docência ( Professores ): Os biomédicos muitas vezes também acabam optando por usar os seus conhecimentos para lecionar e formar novos médicos, biologos, nutricionistas e até mesmo novos especialistas em Biomedicina.
  • Biomédico Especialista em Medicina Nuclear:Os biomédicos especialistas em Medicina Nuclear, atuam em laboratórios e hospitais coordenando a realização de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom e radioterapia ( raio-X ), coordenando exames avançados em máquinas de alta-tecnologia ou então de tecnologia nuclear. Estes profissionais de biomedicina auxiliam principalmente no combate ao câncer e também auxiliando os Neurologistas, fornecendo dados.

 Duração do Curso:

O curso de Biomedicina dura em média de 4 a 5 anos depende da faculdade.

Grade Básica do Curso de Biomedicina:

  • Anatomia
  • Iniciação ao Exame Clínico
  • Ciências Fisiológicas
  • Ciências Morfológicas
  • Bioquímica
  • Química Geral e Inorgânica
  • Microbiologia
  • Química Orgânica
  • Parasitologia e Patologia
  • Microbiologia e Imunologia

 

Biomedicina: Aspectos Favoráveis

Como ainda não há muitos profissionais especializados em Biomedicina, o mercado tem absorvido quase que a totalidade dos profissionais com esta especialização. Há boas oportunidades em grandes hospitais, em clínicas particulares e até mesmo no governo auxiliando na preparação e execução de planos e políticas de saúde pública, visando melhorar a qualidade de vida nas cidades, principalmente nas áreas pobres.

Biomedicina: Aspectos Negativos

Por ter um aspecto multidisciplinar a biomedicina exige estudo e atualização constante para quem segue esta carreira. Outro aspecto negativo é pequena quantidade de universidade públicas e privadas que oferecem esta formação, tornando o vestibular bastante concorrido.

Fontes de pesquisa: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/biomedicina/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomedicina
http://www.uesc.br/biomedescola/biomedicina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário