Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cuidados com a Saúde: Calázio e Terçol


Calázio é uma inflamação que acomete pálpebras, mais precisamente as glândulas sebáceas, onde as bactérias instalam-se e causam dor, coceira, inchaço e ardência. O Calázio confunde-se com o Terçol a única diferença está na causa e frequência do aparecimento, uma vez que o Calázio é reincidente. Mas só um oftalmologista pode diferenciá-los e aplicar o tratamento correto, por isso ao surgir esse tipo de inflamação, evite a automedicação e procure um médico. Vamos saber um pouco mais.


Calázio e Terçol

Quase todas as lesões da pálpebra são popularmente consideradas terçóis, embora existam duas patologias diferentes responsáveis por seu aparecimento: uma com infecção, o terçol, e a outra sem infecção, o calázio.

Distinção clínica

Terçol ou hordéolo consiste na inflamação das glândulas Zeis e Mol, instala-se mais na borda da pálpebra perto dos cílios e apresenta os sinais de dor, rubor e calor, típicos de infecção provocada por bactérias e, em geral, drena e desaparece espontaneamente.


Já o calázio ou chalázeo consiste na inflamação da glândula de Meibômio, que não é produzida por bactérias. Mesmo depois de controlada a inflamação, ele pode circunscrever e ficar na pálpebra sob a forma de um granuloma que, sem sinais inflamatórios, aumenta ou diminui de tamanho, quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. O aparecimento freqüente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração do olho.

Evolução
 
A evolução do terçol e do calázio é semelhante. Dois ou três dias depois de instalado o quadro, em geral, o terçol drena e desaparece. O calázio pode regredir também espontaneamente no mesmo tempo, mas pode aparecer um granuloma no local e a evolução ser marcada por recidivas.



Tratamento

O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido e de colírios ou pomadas com antibióticos. Se o paciente for idoso ou muito debilitado, é preciso dar uma cobertura sistêmica de antibiótico por via oral, porque a irrigação da pálpebra é muito rica e a infecção pode disseminar-se. Em condições normais, porém, bastam o antibiótico de uso tópico e a aplicação de compressas de água quente.


No tratamento do calázio, utilizam-se compressas de calor úmido. Medicamentos com corticóides e antibióticos são contra-indicados. Se o quadro repetir-se com freqüência deve ser pedida uma avaliação refracional.

Recomendações

* Compressas com calor úmido ajudam a combater as lesões na pálpebra, mas procure um médico para diagnóstico e tratamento adequado;


* A avaliação refracional é muito importante para verificar a ocorrência de astigmatismo, miopia, etc., responsável por quadros repetidos de calázio. Não deixe de fazê-la;

* Cuidados de higiene da pele com xampus de pH neutro, que funcionam como detergente, ajudam a desobstruir os canículos das glândulas de Meibômio. Não se esqueça que o excesso de oleosidade pode formar uma espécie de rolha que bloqueia essa saída;

* Repetição de quadros de calázio pode ser sinal de alerta para a possibilidade de instalação de neoplasias. Procure um oftalmologista se houver recidivas;

* Mãos limpas é o melhor remédio para evitar a transmissão de vírus e bactérias. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite passar o dedo no local em que apareceram o terçol ou o calázio.


Fonte de pesquisa: http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/247/tercol-e-calazio

Um comentário:

  1. Cara mto bom seu blog viu!
    mto bem explicado e especificado.. apesar de está bem por dentro do assunto.. seu blog ajuda entender de uma maneira facil :)
    obg

    ResponderExcluir