Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

Analisando o Mercado de Trabalho

Analisando o mercado de trabalho, vejo que as coisas não são bem como se vê nas reportagens. Na prática é bem diferente não basta qualificação, como dizem por aí, é necessário ter experiência de preferência em carteira, aí que vem o problema vivido por muitos jovens na hora de procurar uma vaga de emprego, o mercado procura pessoas prontas pra não ter que estar ensinando, as poucas vagas sem experiência são disputadíssimas e escassas. Antes para se empregar você precisava ter o ensino médio completo, depois de um tempo um curso técnico, hoje faculdade é mais que necessário, mas aí mora outro problema faculdade sem experiência também não emprega ninguém, tem que fazer pelo menos um estágio e se você não conseguir, vai ser bem complicado, não falo isso de boca apenas, ou como pensamento pessoal, conheço pessoas formadas que estagiaram e estão desempregadas, apesar de seu curso abranger outras áreas, mais ainda assim não é suficiente, para alcançar o sonhado emprego.
As empresas estão cada dia mais exigentes, até com aquelas vagas em que conhecimento intelectual não é tão necessário, a exemplo de trabalhos braçais. Podemos tomar como exemplo uma vaga de auxiliar de serviços gerais, hoje pedem com segundo grau completo, informática, entre outras coisas a seleção também muito complicadas.
Inicia-se com uma entrevista coletiva ou não, teste de português, matemática, redação, dinâmica de grupo, teste psicotécnico, entre tantas coisas, pra cargos que nem vão usar tudo isso na prática.
Não digo que as seleções não são necessárias, sim, é importante, mas complicar demais também não dá. Eu acho que tem muita gente qualificada, sim, mas por não possuir experiência são descartadas. Quem não tem experiência não pode adquirir a mesma se não trabalhar, isso é lógico.
Quem não possui essa experiência merece uma chance também.
Eu conheço isso no cotidiano, tenho andado bastante nas agências e o nível de dificuldade que encontro é alto. Além do mais existe a famosa indicação, quando você tem alguém que pode te empregar você entra bem mais rápido. Agora, se você não tem se prepare pra gastar o solado do sapato e da sandália que você vai andar muito!!!
Assim como existe uma lei que reserva uma porcentagem das vagas de uma empresa para pessoas deficientes, e também não se pode exigir mais de 6 meses de um candidato, assim deveria ser pra quem não tem experiência, isso já faria uma diferença na vida de tantos jovens perdidos no mercado de trabalho.
Muita gente corre pra fazer concursos, mas vale salientar que há concursos que pedem 6 meses de experiência em carteira, complicado. Além de que tem que estudar muito mesmo, dedicação total pra alcaçar uma boa classificação, complicado você corre pra um lado e pra outro e nada.
Sou a favor de uma reforma no mercado de trabalho, já!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário