Powered By Blogger

sábado, 14 de agosto de 2010

Mais saúde no cotidiano: Hiperidrose: Sintomas e Tratamento

A hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva afeta uma pequena quantidade da população e hoje, ainda é confundida com distonia. Então vamos saber um pouco mais sobre ela.

Mais sobre a Hiperidrose

Os sintomas mais frequentes são a sudorese execessiva nas mãos, pés, axilas e em outras partes do corpo também.
A hiperidrose primária é um nome dado a uma disfunção rara do sistema nervoso, de causa desconhecida, que leva a uma sudorese excessiva em determinadas regiões do corpo. Geralmente acomete as mãos, os pés, as axilas e a face, isoladamente ou em associação.
Os sintomas podem surgir na infância e continuam pelo resto da vida.
O suor ocorre sem que nada o possa impedir. Ele brota nas horas mais incertas e delicadas, causando grande incômodo e enorme constrangimento.
As causas ainda são pouco conhecidas.
A hiperidrose pode ser classificada como primária ou secundária. 

 Hiperidrose Primaria ou Idiopática

É uma disfunção rara e permanente do centro sudomotor do cérebro (centro responsável pelo controle do suor). Por motivo desconhecido, este centro estimula, de maneira exagerada, através do sistema nervoso simpático, as glândulas sudoríparas de determinadas regiões do corpo, causando uma importante sudorese localizada. As regiões mais acometidas são as mãos, as axilas, a face, os pés e ocasionalmente o tronco e o couro cabeludo, com diferentes combinações de severidade e localização.

Os efeitos da hiperidrose são muito angustiantes e constrangedores, acarretando enormes prejuízos sociais, profissionais e, sobretudo, psíquicos aos seus portadores.

As principais características clínicas da hiperidrose primária são:

- Aparece na infância e permanece o resto de suas vidas, se não tratada. O agravamento dos sintomas ocorre geralmente na puberdade.
- A incidência é igual em ambos os sexos, entretanto, a sudorese axilar predomina mais nas mulheres.
- Acomete todas as raças, porém é mais freqüente nos asiáticos e judeus.
- Localiza-se em mãos, pés, axilas e face com diferente intensidade. A predominância é nas mãos e axilas.
- As glândulas das áreas envolvidas são histologicamente e numericamente normais.
- Há uma pequena diferença de intensidade entre o verão e o inverno.
- É desencadeada pelo stress, calor e gustação. Destes o mais importante é o stress.
- Não é agravada pela atividade física.
- Cessa durante o sono.
- Parece haver predominância familiar.

Hiperidrose Secundária

É decorrente de condições que levam a um aumento da atividade simpática (hipertireoidismo, menopausa, distúrbios   psiquiátricos, síndrome paraneoplásica, obesidade, etc). Normalmente acomete todo o corpo.

 Tratamento

Simpaticotomias

É o método de escolha para o tratamento da hiperidrose. A inervação das glândulas sudoríparas é feita pelo sistema nervoso simpático. É o estímulo exagerado que chega nas glândulas, através do sistema nervoso simpático, que determina a sudorese.

A simpaticotomia, para o tratamento das hiperidroses palmar, axilar e facial, consiste na secção de determinados pontos do tronco simpático, localizado no interior da cavidade torácica. Com isto, o estímulo nervoso para as glândulas sudoríparas cessa e a sudorese desaparece.

 Fonte de pesquisa: www. suor.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário